Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

sábado, fevereiro 12, 2011

Criança vai parar na UTI após medicação errada

Menino estava com dores no estômago e recebeu remédio para asma em unidade de saúde de Cruz das ArmasLucilene Meireles
Primeiro Caderno
Dia-a-diaEdição de segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Uma criança de apenas 4 anos está internada no Hospital Assistência Médica Infantil da Paraíba (Amip), em João Pessoa, desde a semana passada depois de receber um medicamento errado. Em lugar do remédio prescrito pela médica para combater dores estomacais, uma enfermeira da Unidade de Saúde de Cruz das Armas - antigo Lactário - entregou Berotec, medicamento indicado para casos de asma. O remédio foi administrado em uma única dose, causando uma forte reação na criança, que foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Uma parente do menino, a funcionária pública Rita Barroso, disse que a criança foi levada até o posto porque sentia fortes dores no estômago. O medicamento que a médica prescreveu era indicado para verme e deveria ser tomado em dose única. Não é o caso do Berotec, que precisa ser administrado com cautela, já que provoca taquicardia. "Meu afilhado, Ricardo Ferreira da Silva, levou seu filho de 4 anos (Walter Ricardo) ao posto de saúde do Lactário de Cruz das Armas (#) e uma enfermeira irresponsável deu o remédio para asma, mandando aplicar na criança em dose única", relatou.
Ela considera o caso um absurdo e pede que a enfermeira seja responsabilizada pela troca do medicamento. "Essa enfermeira não tem preparo algum. Vamos denunciar o descaso desse posto. Denunciar tudo. Deus tomara que essa criança escape, mas caso contrário, quem pagará? Ninguém, pois para pessoas pobres, a justiça não chega. Estou horrorizada", completou.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o caso será investigado esta semana. Se for comprovado que a denúncia tem procedência, serão tomadas as medidas cabíveis. A enfermeira poderá, inclusive, ser demitida. Segundo uma funcionária do Amip, que preferiu não se identificar, a criança está fora de perigo e encontra-se numa enfermaria comum.