Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

sábado, novembro 27, 2010

Médico opera pé errado de paciente no Sul de Santa Catarina

O bacharel em Direito Gianfelippe Bastos Bianco, 28 anos, aguentou a dor por três anos até se submeter a uma cirurgia para reparar uma lesão no pé esquerdo. O problema foi ocasionado por uma entorse, após o jovem levar um tombo. Porém, logo após a cirurgia, em março, Gianfelippe descobriu que o médico operou o pé errado.
Segundo o estudante, o pé lesionado nem foi tocado pelo médico no centro cirúrgico. O rapaz é morador de Orleans, no Sul de Santa Catarina, mas procurou um especialista em Tubarão. Ele conta que tudo correu bem até terminar o procedimento.

Enquanto se recuperava no hospital, o médico o procurou. Durante a conversa foi certificar-se de que o pé a ser tratado era o direito, mas não teve a confirmação.

— Perguntei a ele se estava brincando. Tentei levantar meu pé esquerdo e consegui, vi que estava normal. Quando vi o direito levei um susto, ainda estava meio anestesiado. Vi que ele colocou as duas mãos na cabeça e saiu — descreve Gianfelippe.

Na semana passada, o jovem procurou uma clínica em Criciúma para se submeter a um exame de ressonância magnética. A intenção é descobrir quais as consequências da cirurgia feita no pé direito. O médico teria dito ao paciente que fez uma limpeza na articulação do tornozelo. E se desculpou pelo erro.

— Todos os exames foram pagos por minha família, não fiz nada por plano de saúde ou SUS. Mas após o erro, o médico preferiu me isentar dos custos da cirurgia e propôs fazer a cirurgia correta no pé esquerdo. Não aceitei — afirma.


Recuperação


A última conversa que Gianfelippe teve com o médico foi dia 18 de março, para tirar os pontos da cirurgia. Ele teria dito ao paciente de que não seria necessário fazer fisioterapia e que a recuperação é rápida.

— Pelo calendário está sendo rápida, estou começando a largar as muletas. Mas para mim é uma eternidade — lamenta Gianfelippe, que nos últimos dias tem como atividades internet e televisão, em vez dos compromissos no escritório de advocacia do pai.

A sua família preferiu preservar o nome do médico. O presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc), José Francisco Bernardes, afirma que só vai se manifestar quando houver denúncia formalizada ou se alguma notícia chegar ao conhecimento do Cremesc através da imprensa e for analisada por um núcleo preparado para isso.


O que diz o médico


O médico ortopedista que fez a cirurgia preferiu não ser identificado. Admitiu o erro e explicou que houve um equívoco de posicionamento do paciente na maca, o que o induziu ao erro.

Em vez de estar com lado esquerdo do corpo voltado para baixo para melhor absorção da anestesia, Gianfelippe estava com este lado do corpo virado para cima. Conforme o médico, quando ele entrou no centro cirúrgico, Gianfelippe estava preparado e anestesiado para a cirurgia.

O ortopedista ressalta que olhou os exames e o prontuário do paciente antes do procedimento de que o pé a ser operado era o esquerdo. Mas em razão do posicionamento, "foi automático" no pé que estava virado.

O médico alega que encontrou uma pequena inflamação no tornozelo direito, o que acredita ajudado a não perceber o erro no momento da cirurgia. E que só se deu conta que teria errado quando preencheu a descrição da cirurgia no prontuário, ao final do atendimento.


DIÁRIO CATARINENSE
O pé esquerdo deveria ter sido operado, mas foi o direito
Foto:Maurício Vieira