Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

segunda-feira, novembro 22, 2010

Moradores reivindicam manutenção em Posto de Saúde na Enseada

A unidade de Saúde da Enseada de Brito foi reformada e ampliada no fim do ano passado. Porém, as manchas causadas pelas infiltrações, rachaduras nas paredes e a quantidade de mofo em algumas salas preocupa os usuários que buscam atendimento médico no local. A preocupação aumenta para quem vai ao posto para trocar curativos ou retirar pontos de procedimentos cirúrgicos.
O técnico de informática Cercino Magalhães fez uma cirurgia em um hospital e precisou ser acompanhado de perto pelo Posto da Enseada. Segundo ele, diariamente ia até a unidade para refazer curativos. Depois acabou retirando os pontos da cirurgia na unidade de Saúde. O morador confessa que ficou com medo de contrair uma infecção na cirurgia devido à quantidade de mofo e à aparência insalubre que as infiltrações causam nas paredes. “Não dá para entender como uma obra com menos de um ano pode ficar neste estado”, comenta. Segundo ele, as manchas e o mofo das paredes não condizem com um ambiente que lida com a saúde da população: “a Secretaria precisa tomar medidas urgentes”, opina o morador.
Depois da reforma a Unidade de Saúde da Enseada se transformou em um dos pontos de referência para a atual administração. Durante a inauguração autoridades estaduais e municipais elogiaram a obra e parabenizaram a comunidade pela qualidade de atendimento que o posto iria proporcionar. O que na opinião da auxiliar de serviços gerais e moradora da comunidade Maria Bernadete “foi tudo fachada”. Ela afirma que “o Posto só ficou bonito por fora”. Segundo ela, além da falta de vários profissionais, como dentista, por exemplo, “as paredes mofadas e rachadas revelam o descaso com que a administração trata a saúde na Cidade”, reclama. Para Maria, uma obra inaugurada há menos de uma não poderia apresentar “problemas desta natureza em tão pouco tempo”, denuncia.
Texto: José Bulin