Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

domingo, setembro 26, 2010

Idosa morre em posto de saúde de Parnaíba

Residente no bairro João XXIII a idosa procurou o posto da comunidade para verificar sua pressão arterial. Chegou bem, mas minutos depois teve um ataque cardíaco fulminante.
Segundo a técnica Jaciara, que atendeu a mulher identificada apenas por Tertulina, a senhora chegou de van ao PSF por volta das 12:30 desta quinta (19) acompanhada de seu esposo Luiz. “ela ficou os dez minutos de praxe aguardando para que pudéssemos verificar sua pressão. Aí ela começou a dizer ao marido que estava sentindo uma dor no peito. Verifiquei a pressão dela que registrou 120x80. Daí então ela começou a piorar, piorar e nós chamamos o SAMU. Enquanto o SAMU não chegava continuei acompanhando a P.A. dela. Da última vez que o marido dela me deixou olhar já estava 80x50”, afirmou Jaciara.
Segundo informações de funcionários do PSF a primeira equipe do SAMU que chegou ao local era composta apenas pelo motorista e uma técnica. Percebendo a grave situação chamaram outra equipe com a presença de uma médica. Dona Tertulina chegou a sentar e beber água, mas logo em seguida teve o ataque fulminante. A segunda equipe do SAMU ao chegar ao local conseguiu apenas constatar o óbito da idosa.
O jornalismo do proparnaiba.com conversou com a secretária de saúde Ilvanete Beltrão que disse já estar sabendo do assunto. “Não foi negligência nossa, demora ou falta de atendimento. A senhora foi atendida, a equipe dos PSF chamou o SAMU, mas ela teve um ataque fulminante, uma coisa muito rápida e que poderia ter acontecido dentro da ambulância, no hospital, no pronto socorro ou até mesmo na van a qual ela se dirigiu até o posto”, completou a secretária.
Na hora em que a idosa chegou ao PSF médica nem enfermeira chefe do posto estavam mais no local. O marido deixou o corpo no local do óbito e foi providenciar o funeral.
Informações e foto de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com