Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

sábado, setembro 25, 2010

População apóia câmeras para monitorar qualidade de atendimento nos postos de saúde em Foz do Iguaçu

Diante da repercussão da iniciativa, a população está opinando sobre o controle da qualidade de atendimento nos postos de saúde através da instalação de câmeras de vídeo. O prefeito Paulo Mac Donald afirmou que a quantidade de e-mails e telefonemas é surpreendente. “A população apóia esta medida, o que pode ser comprovado pelas opiniões que recebemos durante o dia inteiro”, comentou. Segundo ele, as reclamações diminuíram sensivelmente na unidade onde foram instalados os primeiros equipamentos.
Ao receber a imprensa, Paulo Mac Donald, disse que é importante fazer um esclarecimento quanto à algumas opiniões contrárias que alegam a possibilidade de invasão da privacidade. “Não há equipamento nos consultórios, nem dentro das salas de leitos onde os pacientes são submetidos a procedimentos médicos. São apenas nos ambientes públicos como a recepção, cartão ponto e farmácia. Tem outra câmera no posto de enfermagem onde ficam os funcionários da enfermaria”, explicou.
O objetivo da medida é melhorar a qualidade do atendimento verificando como a população está sendo tratada nas unidades de saúde. Outro fator é a transparência do que ocorre em um recinto de atendimento público, além de uma segurança para o paciente e para o servidor. Da mesma forma que um paciente porventura venha a reclamar de maus tratos de um servidor público, também existe a possibilidade de um funcionário ser maltratado por quem procura a unidade.
Com as câmeras fica tudo registrado, inclusive com áudio. O sistema ajuda a esclarecer os fatos e resolver problemas do cotidiano da unidade. “Quando verificamos a formação de uma fila, seja na recepção ou na farmácia, temos condições de verificar na hora e adotar as providências”, destacou o prefeito. Paulo Mac Donald reafirmou que pretende instalar os equipamentos nas 28 unidades de saúde do Município.
As imagens são transmitidas, via internet, em tempo real para o gabinete do prefeito e sala da direção do posto. “Estamos pensando também em abrir o acesso ao público pela internet. É para que o povo veja e também fiscalize o serviço prestado. Quem está na unidade trabalhando e cumprindo com as suas obrigações não tem nada a esconder”, complementou Mac Donald.