Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

sábado, outubro 16, 2010

Governo garante recursos para reestruturar postos de saúde

Profissionais de saúde que atuam na 9ª microrregião participaram nesta sexta-feira (11), em Palmeira dos Índios, do Fórum Viva Vida, projeto que faz parte de uma das estratégias para redução da mortalidade infantil, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O evento contou com a participação do secretário da Saúde, Herbert Motta e de técnicos da Sesau.O governo anunciou recursos para recuperação de unidades de saúde e assinou convênio para liberação de R$ 1,2 milhão para investimentos na recuperação e melhoria da rede básica de saúde, aquisição de novos equipamentos, ampliação de leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ainda durante o fórum, foram entregues motocicletas para agentes de endemias e cadeiras de rodas para portadores de necessidades especiais atendidas no Centro de Reabilitação para Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios.
As estratégias de Alagoas para reduzir a mortalidade infantil consistem em capacitar os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), como os coordenadores de atenção básica, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de Saúde. “O presidente Lula pediu para reduzir em 5% a mortalidade infantil, só que o governador Teotonio Vilela Filho achou pouco e quer reduzir em 10% o índice de mortalidade infantil ao ano, pois não aceita que o Estado de Alagoas seja considerado um dos piores do Brasil, perdendo para Pernambuco e Sergipe, que são estados vizinhos e têm as mesmas condições que Alagoas”, afirmou Motta. Ele acrescentou que 70% das mortes de bebês são por causas evitáveis.
De acordo com o secretário, estão sendo construídos dois postos de saúde em Quebrangulo que servirão como modelo no Estado. O governo também destinou R$ 10 milhões, como contrapartida, para aquisição de equipamentos e reestruturação de unidades básicas de saúde de 100 municípios alagoanos, exceto Maceió e Arapiraca. Além disso, foram entregues 50 ambulâncias cidadãs e 60 ainda serão entregues.
Foto:O governador Teotonio Vilela e o secretário Herbert Motta, assinaram convênio para reestruturação de unidades de saúde na microrregião./Tercio Cappelo