Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

terça-feira, outubro 05, 2010

Menina de 6 anos morre com suspeita de meningite

PORTO SEGURO - Uma criança de seis anos morreu com suspeita de meningite na madrugada desta quarta-feira, 11, por volta de 4h, em Arraial D'Ájuda. De acordo com Luiz Neves Nunes, pai de Heloísa de Oliveira Nunes, sua filha estava na escola na tarde de terça, quando passou mal e voltou para casa com dores de cabeça, crise de vômito e convulsão.
O pai contou que ela foi levada para o posto de saúde na madrugada, onde foi atendida e ficou cerca de 40 minutos tomando soro. Após ser medicada, Luiz disse que Heloísa foi liberada, mas faleceu a poucos metros da unidade de saúde, em um ponto de ônibus, minutos após ter sido liberada.
Ainda segundo o pai, o corpo da menina esteve no posto durante toda a manhã desta quarta, porque ninguém quis tocá-lo com medo da possível transmissão da doença. Por volta de 13h30, o corpo foi transferido para o Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, e até o momento a família aguarda o atestado de óbito para enterrar a filha.
Segundo o enfermeiro-chefe do Hospital Luis Eduardo Magalhães, Luiz Eduardo, foi recolhido o 'liquoe', material retirado da coluna, cuja análise vai determinar se o caso foi realmente de meningite. A análise será feita na Secretaria Municipal de Salvador. Apenas a realização deste exame pode confirmar se Heloísa morreu por conta da meningite. O procedimento também serve para saber qual tipo da doença, se for o caso.
Prevenção - Apesar de não haver confirmação sobre a causa da morte da menina, funcionários do posto, além dos pais e dos seis irmãos que tiveram contato com Heloísa de Oliveira Nunes foram medicados com 'Rifampicina' por representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. O uso da medicação tem como objetivo fortalecer o sistema imunológico das pessoas que tiveram contato com a garota, para que não fiquem suscetível a doença. Porém, apenas a aplicação da vacina garante a proteção contra a enfermidade.
A reportagem de A TARDE entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Porto Seguro, mas não houve retorno. No posto de saúde onde a criança foi atendida, ninguém quis comentar o ocorrido.
Surto - No fim do ano passado, Porto Seguro viveu um surto de meningite meningocócica C, a forma mais letal da doença. Oito pessoas foram contaminadas e seis morreram. Porto Seguro esteve no final de 2010 entre os municípios da Bahia com maior índice de infecção por meningite, com 9,8 por cada 100 habitantes contaminados – o segundo maior da Bahia, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).