Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Criança recebe medicação vencida em posto de saúde de Cariacica

Uma dona de casa levou o filho de 1 ano e 8 meses para um posto de saúde e a criança recebeu medicação vencida em Porto de Santana, Cariacica. Após passar a noite acordada, Keila Maraísa Pampolim não esquece o transtorno que passou ao levar o pequeno Thiago para tratar gripe e febre. "Ele passou a noite toda com febre. Fiquei a noite toda acordada e eu não sabia o que dar. Não tinha nada aqui em casa. A primeira coisa que eu fiz foi recorrer ao posto", conta a dona de casa.
Sem medicamento em casa para dar ao filho, Keila tentou buscar ajuda na unidade de saúde mais próxima. Mas na tentativa de curar o filho, a criança foi exposta a mais um risco. O antigripal receitado por um dos pediatras, e entregue na farmácia da unidade de saúde de Porto de Santana, estava com a data de validade vencida. A mãe percebeu o problema apenas depois de ter medicado a criança.
"Acho um absurdo porque a gente recorre ao posto para melhorar o filho da gente, aí chega lá eles dão remédio vencido. Ele podia ter piorado. Queria curar meu filho e acabei colocando ele em risco. Vou lá para saber o que aconteceu para eles darem remédio vencido", afirma Keila.

Na unidade de saúde, a equipe de reportagem da TV Vitória foi informada de que nenhum funcionário estaria autorizado a prestar esclarecimentos sobre o caso. Na farmácia, foi constatada a existência de medicamentos com data de validade prestes a vencer. A dona de casa teme que o aconteceu com ela ocorra com outros pacientes e afirma: "Graças a Deus ele está bem, não teve consequências, mas poderia ter acontecido".

A Secretaria de Saúde informa que a entrega do medicamento vencido se deu por erro de uma funcionária da farmácia que retirou a caixa do remédio do montante que já estava separado para descarte. A constatação que o lote encontrava-se vencido já havia sido feita e as caixas do medicamento estavam separadas dos demais aguardando o recolhimento para descarte. Na data que o medicamento foi entregue para Keila Maraísa, já havia na farmácia o lote de medicamento dentro da validade. A Secretaria de Saúde pede desculpas pelo erro ocorrido e alerta que já reiterou com os funcionários do local os procedimentos de conferência da validade dos medicamentos antes da entrega aos pacientes.
Foto:Reprodução TV Vitória