Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

sábado, dezembro 25, 2010

Posto de saúde faz exame em coração de aposentada, em vez de braço

Maria Tavares está com um problema no braço, procurou o hospital. O exame foi feito. Mas o coração da aposentada é que foi examinado.

Veja o caso dramático da aposentada Maria da Conceição Tavares. Ela está com um problema no braço, procurou o hospital. O exame foi feito. Mas o coração da aposentada é que foi examinado.
As dores no braço direito começaram há um ano, depois de uma cirurgia para retirada de um tumor na mama. Quando a situação piorou, a aposentada Maria da Conceição Santos procurou um posto de saúde em Aracaju. O médico solicitou uma eletroneuromiografia, um exame para analisar os nervos e músculos do braço.

“Quando fui ao médico, ele disse que o exame ia demorar. E demorou mesmo, foram três meses", lembra a aposentada Maria da Conceição Santos.
O resultado indicou que ela não sofre do coração, mas o problema investigado era outro.
"Quando chegou lá, o médico disse que estava errado. Era para fazer do braço e fizeram do coração. Tem que fazer mais rápido para saber o que tem no braço”, conta a aposentada Maria da Conceição Santos.
No encaminhamento, o médico indicou o código do exame a ser feito. Mas na hora da liberação pelo posto, foi digitado o código de outro exame. A aposentada teve que retornar à unidade em busca de uma nova autorização.
Já se passaram três meses desde que foi verificado o erro do exame. Maria já perdeu as contas de quantas vezes veio à unidade de saúde com uma nova solicitação médica, para fazer o exame correto.
“Disseram que tinha que esperar para liberar. Sempre dizem que tem que vir de dois em dois dias quando liberar, para fazer e sempre eu voltando com o exame para o posto", afirma a aposentada Maria da Conceição Santos.
Uma espera dolorosa.
“Fico pensando que vou ficar aleijada. Meus dedos não estiram mais, meu dedo é dormente e eu fico pensando”, lamenta a aposentada.
A secretaria de saúde de Aracaju informou que o eletrocardiograma foi feito porque havia um pedido anterior. O exame correto de Maria da Conceição está marcado para daqui a uma semana.