Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Equipe de hospital é afastada após morte de menina de 12 anos que recebeu vaselina na veia

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) abriram sindicância para apurar a morte da estudante Stephane dos Santos Teixeira, de 12 anos, que recebeu vaselina líquida na veia no lugar de soro fisiológico, no Hospital Municipal São Luiz Gonzaga. A Santa Casa comunicou que a equipe médica envolvida no erro médico foi afastada.
A garota morreu na sexta-feira (3), depois de entrar com sintomas de virose no hospital. Ela começou a passar mal ao ser medicada e tomar soro. Familiares viram quando uma enfermeira colocou o terceiro tubo e estranharam o fato de o frasco ser de vidro. O tubo era de vaselina. O documento da morte da criança aponta que 50 ml da substância foram aplicados e atesta que a causa da morte foi reação à medicação.
A gestão do hospital municipal é terceirizada para a Santa Casa. Em nota, a entidade comunicou que "os profissionais envolvidos no atendimento da paciente permanecem afastados até a conclusão das apurações". A sindicância do Cremesp apura se houve desvio de conduta ética pelos profissionais de saúde.
O caso também está sendo investigado pelo 73º Distrito Policial (Jaçanã). Segundo os policiais, serão ouvidos nesta segunda-feira (6) ou nesta terça-feira (7) funcionários do hospital envolvidos no incidente. Neste fim de semana foram interrogados familiares da vítima.