Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Médicos fazem cirurgia no lado errado do cérebro e paciente sobrevive no ES

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Gazeta de Vitória

Professora entrou com processo contra médico em Guarapari (ES).No Rio de Janeiro, paciente morreu após suposto erro médico.

A professora Lígia Balbino, 24 anos, diz ter sido vítima de um suposto erro médico, em Guarapari (ES). Ela passou por uma cirurgia do lado errado do cérebro ao que tinha um problema. O caso é semelhante ao sofrido por Verônica Cristina do Rêgo Barros, de 31 anos, que morreu no sábado (7), vítima também de um suposto erro médico no Rio de Janeiro. Apesar da semelhança dos casos, Lígia fez uma nova cirurgia a tempo e não morreu.A primeira cirurgia realizada pela professora, no Espírito Santo, ocorreu em dezembro de 2008. Ela tinha sofrido uma queda, que ocasionou um coágulo no lado direito do cérebro.


Apesar disso, um corte do outro lado da cabeça, revela que a cirurgia foi realizada do lado errado. A operação foi realizada em um hospital particular em Guarapari. O coágulo continuou crescendo e o problema só foi sanado quando a família dela a levou para uma segunda avaliação do caso no Hospital São Lucas, em Vitória.

A secretaria Estadual de Saúde disse que não pode abrir sindicância para investigar o problema, pois a cirurgia foi realizada em um hospital particular. O Conselho Regional de Medicina do estado ainda não se pronunciou sobre o caso.


O médico que realizou a cirurgia equivocada chegou a receitar medicamentos usando formulários de uma clínica particular de Minas Gerais.

A família da professora entrou com um processo contra o médico, que tramita na 1ª Vara Cível de Guarapari.
Foto 1:Professora Lígia Balbino se recupera de segunda cirurgia realizada no lado certo da cabeça (Foto: Divulgação/TV Gazeta de Vitória
Foto 2: Professora mostra foto de cicatriz da cirurgia equivocada (Foto: Divulgação/TV Gazeta de Vitória)
Fonte:http://g1.globo.com Data:10/03/09