Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Menina de 12 anos morre ao receber vaselina em vez de soro

A Santa Casa afastou toda a equipe médica que estava envolvida no atendimento

Brasil - Uma menina de 12 anos morreu, em um hospital de São Paulo, depois de receber um medicamento errado. Em vez de soro, aplicaram vaselina. A polícia abriu inquérito de homicídio culposo, aquele em que não há intenção de matar.
Ninguém consegue acreditar que a pequena Stephanie,(foto) de 12 anos, partiu assim, tão de repente. Ela passou mal na sexta-feira. A família conta que, em um hospital na Zona Norte de São Paulo, o médico diagnosticou uma virose e receitou soro com remédios. Rita conversou com a mãe de Stephanie logo em seguida: “Ela falou que a filha dela tinha passado mal com um remédio que deram para ela. Ai disse que ela já sentiu as mãos formigar e falou para a mãe dela que a mão estava formigando”, conta Rita Cândido da Silva, amiga da família.
Stephanie foi transferida para a Santa Casa, mas não resistiu. No relatório da própria Santa Casa diz que ela havia recebido 50 ml de vaselina. Uma mulher estava no primeiro hospital e ouviu a conversa das enfermeiras sobre o caso. “Falaram que tinham aplicado medicamento oleoso na menina e falaram também sobre a família, que a família não poderia ficar sabendo disso”, diz.
O toxicologista do Hospital das Clínicas Antony Wong explica o que acontece quando entra vaselina na corrente sanguínea: “Provoca um fenômeno que nós chamamos de embolia que vai provocando obstrução ou entupimento de várias veias e artérias. Cinquenta ml de vaselina em uma menininha de 12 anos é uma quantidade muito, muito grande”, explica.
A Santa Casa, que também administra o hospital onde Stephanie piorou, abriu uma sindicância. Mas, antes mesmo que essa investigação termine, afastou toda a equipe médica envolvida no atendimento à menina.