Não vamos calar frente as injustiças e lutaremos até que tenhamos JUSTIÇA NESTA TERRA. A união e participação de todos é vital nesta luta.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

PE: Falso médico é detido em flagrante pela 2ª vez


Em cada plantão noturno, o falso médico atendia entre seis e sete pacientes

José André da Silva trabalhava há um mês e meio como clínico-geral no hospital da rede particular Santa Genoveva, em Candeias, Jaboatão. Ele é acusado de exercício ilegal da medicina e estelionato
Um homem foi preso, na manhã de ontem, acusado de exercício ilegal da medicina e estelionato. José André da Silva, 30 anos, foi detido em flagrante no Hospital Santa Genoveva, da rede particular, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Ele trabalhava há um mês e meio como clínico-geral plantonista. Em cada plantão noturno, o falso médico atendia entre seis e sete pacientes. Em 2006, José André já havia sido preso pelo mesmo crime.
Para conseguir o emprego, José André, que é técnico em enfermagem, usou o nome de um médico oftalmologista identificado apenas como Rômulo, que atua no interior do Estado. O acusado se consultou com o verdadeiro médico, pegou as informações da receita e confeccionou um novo carimbo. A denúncia partiu do médico verdadeiro. Rômulo desconfiou que estavam usando seu nome e prestou queixa à polícia. “Como ele tinha um pouco de conhecimento da área médica, devido a sua formação, conseguia atender os pacientes, receitar medicamentos e dar alta”, disse a delegada de Jaboatão dos Guararapes, Patrícia Domingos.
Com o falso médico, foram apreendidos um jaleco, um estetoscópio (instrumento usado para auscultar sons vasculares e respiratórios do corpo humano), o carimbo com as informações clonadas, prontuários, receitas e amostras grátis de remédios. Após o registro do flagrante, o acusado foi encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.
O Hospital Santa Genoveva confirmou, em nota, que havia contratado José André como plantonista autônomo e que pagava R$ 400 por cada plantão. O pagamento era feito em cheques nominais a Rômulo. Todos foram sacados ou compensados. A advogada do hospital, Maria José Mendonça, disse que no momento da contratação o falso médico apresentou apenas o carimbo. “Checamos no site do Cremepe e vimos que o registro era legal. Também solicitamos outros documentos, como o diploma, que ele ficou de apresentar e acabou não o fazendo”, completou.
A delegada Patrícia Domingos afirmou que, caso seja comprovado que houve negligência do hospital na contratação do acusado, a empresa poderá passar por sanções administrativas. Também foram solicitados prontuários dos pacientes atendidos por José André. Os doentes que identificarem o falso médico, podem entrar em contato com a Delegacia de Jaboatão pelos telefones 3184-3439 ou 3184-3442. A pena para os crimes de exercício ilegal da medicina e estelionato podem chegar a sete anos de detenção.
HISTÓRICO
José André foi detido em novembro de 2006 e já cumpriu pena por um ano e nove meses. Na época, ele trabalhava nos hospitais de Itaquitinga e Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte, e no Hospital de Limoeiro. Antes, já havia passado pelos hospitais de Carpina e Igarassu e chegou a atuar na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Maria Lucinda, no Recife, e como médico regulador, com atendimento por telefone, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também na capital. Quando foi preso pela primeira vez, ele apresentou um diploma falso e usava o registro profissional de um médico que tinha o nome parecido.
Este ano, o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) registrou dois casos de exercício ilegal da medicina. O conselho orienta pacientes que se sentirem lesados a denunciar.